Ação sem advogado em Ponta Grossa

Para ajuizar uma ação sem advogado em Ponta Grossa, entre em contato com a Justiça Federal pelos seguintes canais de comunicação:

Setor:  Setor de Atendimento ao Público.

e-mail: prpgoatermacao@jfpr.jus.br .

Telefones/WhatsApp: (42) 3228-4219 / 3228-4218.

Endereço: Rua Theodoro Rosa, 1125, Bairro: Centro .
CEP: 84.010-180 – Ponta Grossa / PR.

Horário de atendimento: 9h às 18h (segunda a sexta-feira, apenas com agendamento).


Se você é advogado e não sabe como se cadastrar no nosso sistema de processo eletrônico (eproc) ou precisa de ajuda do nosso suporte, clique aqui.

Para você que não é advogado existem, basicamente, duas formas de entrar com uma ação na Justiça Federal em Ponta Grossa.

1) A primeira delas é contratando um advogado particular, que é o profissional que tem a atribuição de representar os seus interesses em juízo. O advogado estudará o seu caso e vai te orientar, de forma técnica e qualificada, sobre a melhor solução para o seu problema

2) A segunda forma é sem um advogado particular, entrando em contato diretamente com a Justiça Federal mais próxima de você. Temos servidores disponíveis para ouvir a sua reclamação e, após uma breve análise, faremos o encaminhamento da sua questão e, se for o caso, vamos entrar com uma ação para você. Mas, atenção! Somente é possível entrar com uma ação sem advogado ou defensor público em algumas causas de até 60 salários mínimos. Se você deseja entrar com uma ação sem advogado nos Juizados Especiais Federais, leia as informações abaixo.


AJUIZAR UMA AÇÃO SEM ADVOGADO com auxílio da Seção de Atendimento ao Público da Subseção Judiciária de PONTA GROSSA.

Exclusivo para moradores das seguintes cidades:

  • Carambeí;
  • Castro;
  • Fernandes Pinheiro;
  • Guamiranga;
  • Imbituva;
  • Ipiranga;
  • Irati;
  • Ivaí;
  • Jaguariaíva;
  • Palmeira;
  • Piraí do Sul;
  • Ponta Grossa;
  • Sengés;
  • Teixeira Soares.

Se você mora em outra cidade, entre em contato por telefone.

Agora, se você mora em qualquer uma dessas cidades mencionadas acima deverá nos enviar por e-mail ou WhatsApp (informados abaixo) todos os seus dados pessoais, explicar qual é o seu pedido, ou seja, o que você pretende obter distribuindo uma ação e os documentos necessários.

(1) Documentos:

Para iniciar qualquer processo é indispensável apresentar:

  • Documento de identidade com foto (frente e verso), recente (RG ou CNH, por exemplo);
  • CPF (caso sua identidade não tenha essa informação e você já não tenha enviado a CNH);
  • Comprovante de residência atualizado (até 3 meses). Pode ser conta de água, luz, telefone. Se a conta não estiver em seu nome, necessário será uma declaração do proprietário informando que você reside neste endereço e cópia do RG do proprietário para comprovar a assinatura);
  • Número de telefone fixo e/ou celular (indique se você tem WhatsApp, pois poderemos entrar em contato com você!);
  • Foto estilo SELFIE de você segurando seu documento de identidade:
Figura de um homem segurando o celular para tirar foto de si mesmo. Ele está segurando um documento de identificação enquanto tira a foto.

Além disso, você deve nos enviar outros documentos que comprovem aquilo que você está alegando que tem direito.


JUS POSTULANDI:

Se você já tem um pouco mais de intimidade com informática, você mesmo pode ajuizar seu processo sem advogado, diretamente no sistema E-Proc da Justiça Federal. Para isso, siga os passos abaixo (lembrando que só é válido para processos em que você mesmo seja a parte autora, não é possível ajuizar processos em nome de outra pessoa se você não for um advogado):

1. Acesse o site https://eproc.jfpr.jus.br/eprocV2/ ;

2. Clique no menu do lado esquerdo Cadastre-se AQUI! > Cadastrar Jus Postulandi.

Tela do eproc com a opção "Cadastrar Jus Postulandi" com círculo ao redor e uma seta vermelha apontando para ela

3. Escolha a forma de cadastro. Se você possuir certificado digital e escolher essa opção, seu cadastro é finalizado e validado imediatamente, não necessitando que você compareça até a Justiça Federal ou, atualmente, encaminhe a documentação por e-mail. Mas, se você escolher realizar o cadastro sem certificado digital basta seguir os passos do sistema inserindo seu número de CPF, repetindo o código Captcha (são as letras e números em vermelho) e depois, preenchendo seus dados.

Tela inicial do Cadastro de Jus Postulandi
Tela de cadastro do Jus Postulandi com o campo CPF aguardando digitação

4. Preencha toda a tela de cadastro e salve as informações. IMPORTANTE: optando por “sim” em “receber intimação de forma eletrônica”, significa que você NÃO quer receber intimações via Correios. Será preciso consultar o processo constantemente para saber se foi expedida alguma intimação para você. Mas significa também maior rapidez na comunicação entre você e o Juízo que julgará o seu processo.

Tela do Jus Postulandi com o campo "Receber Intimação de forma eletrônica" destacado por uma seta amarela

5. Após preencher a tela de cadastro acima e salvar as informações, o sistema exibirá a seguinte mensagem:

Tela de confirmação de cadastro efetuado com sucesso

6. Como nesse período de pandemia a Justiça Federal não está fazendo atendimento presencial, para validar o seu pré-cadastro você precisa encaminhar um e-mail para o endereço juspostulandi@jfpr.jus.br com os seguintes documentos (o e-mail que você utilizar para enviar essa documentação deve ser o mesmo indicado no cadastro do JUS POSTULANDI):

  • Documento de identidade com foto (frente e verso), recente (RG ou CNH, por exemplo);
  • CPF (caso sua identidade não tenha essa informação e você já não tenha enviado a CNH);
  • Comprovante de residência atualizado (até 3 meses);
  • Foto estilo SELFIE de você segurando seu documento de identidade:
Figura de um homem segurando o celular para tirar foto de si mesmo. Ele está segurando um documento de identificação enquanto tira a foto.

Você pode tirar foto dos documentos pelo celular para nos enviar. Mas verifique se as fotos estão nítidas, de forma que seja possível ler normalmente todas as informações.

7. Então, basta aguardar que você receberá um e-mail com informações sobre a validação do seu cadastro e sua senha provisória.

Caso você tenha encontrado dificuldade para se cadastrar como JUS POSTULANDI ou não tenha conseguido fazer seu pedido (ajuizar sua ação) diretamente pelo sistema eproc, você pode obter ajuda para ajuizar uma ação sem advogado.

TENHO O JUS POSTULANDI. COMO FAÇO PARA AJUIZAR UMA AÇÃO SOZINHO, SEM AUXÍLIO DA SEÇÃO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO?

Antes de você aprender como ajuizar uma ação utilizando o perfil do JUS POSTULANDI, é importante que você saiba que esse acesso ao sistema de processo eletrônico – eproc – possibilita que você acompanhe o processo que foi distribuído em seu nome e, eventualmente, junte novos documentos ou faça alguma manifestação nesse mesmo processo.

ATENÇÃO: não é possível utilizar esse tipo de acesso para distribuir uma ação em nome de outra pessoa, uma vez que o JUS POSTULANDI é de utilização pessoal e exclusiva.

Clique aqui para ver o passo a passo de como distribuir um processo no eproc como JUS POSTULANDI ou clique em ‘Passo a passo’ para acessar o material diretamente em PDF.

Passo a passo.

Caso ainda precise de ajuda, encaminhe e-mail para eproc@jfpr.jus.br ou telefone para (41) 3210-1523 (atendemos também via WhatsApp) – entre 13h e 19h.


Para requerer o Auxílio Emergencial concedido pelo Governo Federal você deve, em primeiro lugar, se informar sobre os requisitos e formas de solicitação junto à Caixa Econômica Federal.

Selecionamos abaixo uma série de reportagens que poderão lhe ajudar a obter os esclarecimentos necessários.

Reportagens sobre o AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600:

Após ter feito sua solicitação por meio das formas descritas nestas reportagens, se por ventura seu pedido foi negado, você pode tentar buscar tal recebimento pela via judicial preenchendo o formulário disponível neste link.

JFPR no Facebook JFPR no Twitter JFPR no Flicker  JFPR no Youtube

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br