Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

Gestão Ambiental

Este navegador não suporta o leitor de texto.
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

Logo da Sustentabilidade . Imagem de uma árvore com legenda JFPR Sustentável

O termo sustentabilidade diz respeito ao atendimento das necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras gerações em atender as suas próprias necessidades. Trata-se, portanto, não somente de cuidados com a preservação ambiental, mas com tudo aquilo que pode impactar o futuro da população mundial.
Assim, foram estabelecidos três pilares da sustentabilidade: desenvolvimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.

Quem somos

A Gestão Ambiental da Justiça Federal do Paraná atualmente é realizada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), atualmente regida pela Portaria 655/2021, com apoio da Seção de Planejamento e Gestão e Sustentabilidade e coordenação da Direção do Foro da Seção Judiciária do Paraná.


A Comissão Gestora do PLS é dividida em seis grupos executores:
– Compras e Contratações Sustentáveis
– Racionalização e consumo conscientes
– Qualidade de vida no trabalho
– Capacitação socioambiental
– Eliminação sustentável e gestão de resíduos
– Sensibilização Institucional, Relações Interinstitucionais e Divulgação

Pacto Global

Desde 2019 a JFPR tem parceria firmada com o Pacto Global da ONU (link externo) e a Agenda 2030 (link externo), que representa a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, com o propósito de Desenvolvimento Sustentável dentro de suas atribuições. Os signatários do Pacto Global assumem a missão de impulsionar ações responsáveis junto ao cumprimento da Agenda 2030 da Nações Unidas, traduzida por meio dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionadas a efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, tem como objetivo primordial erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Aliada aos 10 princípios designados para alcançarmos um mundo melhor e aos ODS, a JFPR através de sua missão de “garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva”, consolidada por seus valores de “ética, respeito à cidadania e ao ser humano, responsabilidade ambiental, transparência, qualidade e inovação” firma essa compromisso com toda a sociedade alcançando uma justiça efetiva, transparente e sustentável.

Ofício de adesão ao Pacto Global

Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável é atualmente regulamentado pela Resolução CNJ 400/2021 (link externo), que dispõe sobre a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.


A criação do Plano de Logística Sustentável da JFPR oportuniza a documentação de práticas já adotadas, o desenvolvimento de novos projetos com vistas a ampliar sua contribuição às futuras gerações, a institucionalização da cultura da sustentabilidade e a avaliação periódica dos resultados alcançados.

A Justiça Federal do Paraná tem trabalhado de forma contínua para reduzir o impacto negativo que suas atividades institucionais podem causar ao meio ambiente e à sociedade. Dentre as iniciativas de minimização de impactos ambientais estão: sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, substituição de copos descartáveis por canecas, utilização de lâmpadas de LED e adoção do processo eletrônico tanto judicial quanto administrativo. Ainda, a destinação de resíduos recicláveis por meio de acordo com cooperativa de catadores de materiais recicláveis garante a correta destinação de resíduos para reciclagem e contribui para a equidade social ao passo que garante renda a famílias muitas vezes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Saiba mais sobre os Projetos de Sustentabilidade na Justiça Federal do Paraná

Relatórios

Plano de Logística Sustentável-Revisão do 2º Ciclo 2017 e Plano de Ações 2018

Relatório de Desempenho Plano de Logística Sustentável 2018 e Plano de Ações 2019

Relatório de Desempenho Plano de Logística Sustentável 2019 e Plano de Ações 2020

Plano de Logística Sustentável- Resultados 2020 e Plano de Ações 2021

Painel CNJ- Plano de Logística Sustentável (link externo)

Seção de Planejamento e Gestão

Andrea de Souza Baggio- Supervisora

Fabiane Beatriz Rodrigues Ardigo – Técnico Judiciário

Lucas Schultz de França – Estagiário

planejamento@jfpr.jus.br

Tel: (41) 3210-1421

JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br