Estrutura
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal é estruturada em duas Instâncias distintas (veja imagem abaixo). Na Primeira Instância temos juízes federais e juízes federais substitutos, que atuam ao mesmo tempo nas Varas Federais. Além dos magistrados, cada unidade conta com um corpo de servidores e estagiários para dar andamento aos feitos que lhe são destinados. 

Na estrutura da Justiça Federal, cada estado recebe a denominação de Seção Judiciária e cada Seção Judiciária compõe-se de diversas Subseções, localizadas nos municípios onde estão as Varas Federais. Aqui no Paraná, existem, ao todo, 20 Subseções Judiciárias localizadas em Curitiba e em cidades do interior do Estado. 

Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória são as cidades onde se localizam as sedes no interior do Paraná. No total, são 70 Varas Federais e quatro Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais. Há ainda Unidades Avançadas de Atendimento nas cidades de Arapongas, Astorga, Ibaiti, Ivaiporã e Wenceslau Braz. 

As Seções Judiciárias (Estados) estão vinculadas aos Tribunais Regionais Federais, agrupados em Regiões. A Seção Judiciária do Paraná, juntamente com a de Santa Catarina e a do Rio Grande do Sul, formam a primeira instância da 4ª Região, vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, órgão de Segunda Instância.

Mapa das subseções judiciárias localizadas no Paraná