Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

Estrutura

Este navegador não suporta o leitor de texto.
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

A Justiça Federal é estruturada em duas Instâncias distintas (veja imagem abaixo). Na Primeira Instância temos juízes federais e juízes federais substitutos, que atuam ao mesmo tempo nas Varas Federais. Além dos magistrados, cada unidade conta com um corpo de servidores e estagiários para dar andamento aos feitos que lhe são destinados. 

Na estrutura da Justiça Federal, cada estado recebe a denominação de Seção Judiciária e cada Seção Judiciária compõe-se de diversas Subseções, localizadas nos municípios onde estão as Varas Federais. Aqui no Paraná, existem, ao todo, 20 Subseções Judiciárias localizadas em Curitiba e em cidades do interior do Estado. 

Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória são as cidades onde se localizam as sedes no interior do Paraná. No total, são 70 Varas Federais e quatro Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais. Há ainda Unidades Avançadas de Atendimento nas cidades de Arapongas, Astorga, Ibaiti, Ivaiporã e Wenceslau Braz. 

As Seções Judiciárias (Estados) estão vinculadas aos Tribunais Regionais Federais, agrupados em Regiões. A Seção Judiciária do Paraná, juntamente com a de Santa Catarina e a do Rio Grande do Sul, formam a primeira instância da 4ª Região, vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, órgão de Segunda Instância.

Estrutura da justiça federal
Mapa das subseções judiciárias localizadas no Paraná
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br