JFPR |

A transformação do trabalho

19/11/2021 - 13h03
Atualizada em 19/11/2021 - 13h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

"Tudo o que se mostrava possível de realizar o trabalho à distância neste momento de pandemia foi feito pelos oficiais da Central de Mandados da JFPR. Entretanto, a meta imediata é dar cumprimento ao grande número de mandados acumulados". Esse é o relato do juiz federal André Luís Medeiros Jung, coordenador da Central de Mandados. Ele nos conta nesta entrevista, como essas maneiras inovadoras de trabalho devem permanecer para o bom desenvolvimento das atividades jurisdicionais.

Podemos adiantar algum projeto/ação que envolve a rotina da CEMAN? Os trabalhos devem seguir a mesma linha que está sendo adotada?
Há meses a pandemia de covid-19 tem acarretado enormes restrições à realização de diligências presenciais por nossos oficiais de justiça. Portanto, nesse período, inevitavelmente se acumularam nas varas quantidades expressivas de mandados, os quais nos próximos meses desaguarão na CEMAN. O desafio gigantesco que se antevê é reduzir no menor tempo possível esse trabalho acumulado, o qual apenas não é muito maior porque, durante o período do recomendado distanciamento social, os oficiais de justiça, com amparo em determinações e orientações da Corregedoria do TRF da 4ª Região, desenvolveram habilidades e se valeram dos mais recentes meios de comunicação eletrônica para cumprimento de diligências (algumas destas, por exigirem a presencialidade, ficaram no aguardo da retomada das atividades presenciais). A nossa expectativa é que, uma vez cessada a pandemia, esses mecanismos que vêm proporcionando o empreendimento de diligências à distância sejam incorporados em definitivo à rotina de trabalho dos oficiais de justiça, diante da constatação dos benefícios trazidos ao funcionamento da Justiça, dentre os quais maior agilidade e redução de custos. Desse modo, o foco de todos na CEMAN, daqui para frente, é lidar adequadamente com a quantidade de trabalho que se acumulou.

Qual é a importância que o senhor atribui ao desenvolvimento do seu trabalho como Coordenador da CEMAN?Trata-se de um trabalho efetivamente de coordenação, por envolver esforços de toda a equipe de oficiais de justiça da Subseção Judiciária de Curitiba, na busca de um padrão de excelência no cumprimento daquelas diligências necessárias para o andamento de muitos feitos de competência da Justiça Federal. Diferentes dificuldades surgem no cumprimento de mandados, diante da riqueza das situações com que os oficiais de justiça se deparam em seu dia a dia de trabalho. A CEMAN precisa estar atenta aos relatos dessas dificuldades e pronta para fazer as orientações que permitam a realização das diligências da forma adequada às necessidades jurisdicionais.

Diversas situações novas foram surgindo ao longo do tempo nessas diligências remotas, as quais foram sendo contornadas, o que exigiu aprendizado constante com as experiências dos colegas da equipe e o avanço de ideias solucionadoras.
- juiz federal André Jung

O enfrentamento da pandemia da Covid-19 é uma situação inédita e tem exigido uma série de adequações. Neste cenário, quais são as principais ações realizadas pela CEMAN durante este período?Nossos oficiais de justiça se mantiveram atuantes, realizando diligências de modo remoto, com auxílio das tecnologias disponíveis. Tudo o que se mostrava possível de realizar à distância foi feito. E nos processos de plantão que exigiam a prática de diligências presenciais deu-se pleno cumprimento aos mandados. Assim se agiu em conformidade com as determinações da Corregedoria de nosso Tribunal Regional Federal, tudo para preservar a saúde de nossos servidores e diminuir o risco de propagar a doença no meio social.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante a pandemia?
De um modo geral, os desafios surgidos tinham em comum o fato de que muito da atividade diária dos oficiais de justiça envolve, por sua natureza, a prática de atos presencialmente, em contato com pessoas, e isso não se mostrava possível durante a pandemia sem trazer riscos à saúde de todos os envolvidos nas diligências e à sociedade em geral. Rapidamente a equipe se viu na necessidade de se valer de meios alternativos, proporcionados pela tecnologia de comunicação existente, na busca pelo cumprimento de mandados. Diversas situações novas foram surgindo ao longo do tempo nessas diligências remotas, as quais foram sendo contornadas, o que exigiu aprendizado constante com as experiências dos colegas da equipe e o avanço de ideias solucionadoras.

Podemos falar em metas e desafios que a CEMAN pretende alcançar e quais os benefícios para o jurisdicionado nesta gestão que se inicia?
Como já afirmado, o que se espera é que, depois de cessada a pandemia, muitos dos mecanismos tecnológicos adotados por nossos oficiais de justiça permaneçam adotados no cotidiano de trabalho, por diminuírem custos e tempo para cumprimento de mandados, o que traz benefícios à Justiça Federal, ao jurisdicionado e à sociedade. E a meta imediata não pode ser outra senão dar cumprimento ao grande número de mandados acumulados na CEMAN e nas Varas Federais durante o período de distanciamento social.

Dados extraídos da CEMAN da Subseção Judiciária de Curitiba