Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

SISTEMA PENITENCIÁRIO FEDERAL

Autoridades do Poder Judiciário visitam presídio federal de Catanduvas

29 de novembro de 2021 - 18:54
Este navegador não suporta o leitor de texto.
Foto das autoridades em visita a Penitenciária Federal de Catanduvas.
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, José Antonio Savaris, recebeu na manhã de segunda-feira (29), o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça e corregedor-geral da JF, ministro Jorge Mussi, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o corregedor do TRF4, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, a juíza auxiliar da corregedoria do Conselho da Justiça Federal (CJF), Daniela Pereira Madeira, e o juiz corregedor do Presídio Federal de Catanduvas, Paulo Sérgio Ribeiro, para visita institucional ao presídio, que fica no oeste do Paraná.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações e condições dos reclusos. Os desembargadores e juízes federais foram recebidos pelo diretor da unidade e puderam assistir um vídeo institucional e na sequência uma palestra. A comitiva pode conhecer de perto também a sala de monitoramento e vigilância, as celas individuais onde ficam os presos, os pátios externos existentes onde os detentos podem ficar ao ar livre, entre outras dependências. 

Para o ministro Jorge Mussi, foi uma oportunidade ímpar visitar um dos presídios de segurança máxima existentes no Brasil. “Me impressionou positivamente, pela segurança, pela alimentação e pelo tratamento humano. São presos de maior periculosidade em que o Estado tem que prestar atenção sobre o aspecto da segurança. A sensação que tive é de muita similitude aos presídios que existem em países mais desenvolvidos”.  

José Antonio Savaris reforçou a importância de conhecer a rotina dos agentes federais que trabalham em Catanduvas. “Foi muito  significativo também entender como funcionam os procedimentos junto aos internos, como a vigilância firme e as restrições que são adotadas, por exemplo”. 

O primeiro do Brasil

O Presídio Federal de Catanduvas é o maior existente no Brasil e foi a primeira prisão federal de segurança máxima inaugurada pela União, em 2006. A pouco mais de 400 km de Curitiba, a penitenciária foi estrategicamente construída para isolar alguns dos maiores chefes do crime organizado.

O presídio faz parte do Sistema Penitenciário Federal (SPF), administrado pelo Departamento Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça, criado com a intenção de abrigar os presos de alta periculosidade, principalmente os líderes de facções criminosas. De acordo com Ministério da Justiça, desde que o SPF foi criado, houve redução de mais de 80% em casos de motins e rebeliões em todo o país. Atualmente, existem mais 4 unidades prisionais federais, distribuídas em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Mossoró/RN, e Porto Velho/RO.

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br