JFPR |

De olho no futuro

03/09/2021 - 15h07
Atualizada em 03/09/2021 - 15h07
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Cursos a distância e nova linguagem de comunicação foram algumas ações adotadas pela Seção de Capacitação neste momento de pandemia. A Seção ganhou recentemente um novo juiz coordenador, o juiz federal substituto Érico Sanches Ferreira dos Santos, que nos contou neste bate-papo (virtual, claro) sobre os desafios enfrentados neste momento e quais práticas devem permanecer no "novo normal" assim que todos voltarem com suas atividades presenciais. 

Como o senhor assumiu recentemente a coordenação, podemos adiantar algum projeto/ação que envolve a rotina da Seção de Capacitação? 
Pretendemos continuar o excelente trabalho já realizado pelas gestões anteriores, buscando proporcionar aos nossos servidores cursos e iniciativas voltadas a sua capacitação técnica e ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Qual é a importância que atribui ao desenvolvimento do seu trabalho como Coordenador da Seção de Capacitação?
Entendo que o Setor de Capacitação detém uma posição de suma importância dentro da estrutura da Justiça Federal. Lidamos com uma área do conhecimento, o direito, que está em constante e profundo processo de evolução e modificação, ganhando complexidade a cada dia. Além disso, somos desafiados diariamente pelas inovações tecnológicas que alteram  nossa forma de trabalhar. Nesse contexto, o Setor de Capacitação cumpre papel importante no sentido de municiar nossos servidores com as ferramentas necessárias para o bom desempenho de suas atribuições. Como coordenador, espero contribuir para que essa missão seja bem cumprida.

Em sua avaliação, como sua função/atividades se relacionam com o cotidiano da Justiça Federal? 
A meu sentir, o Setor de Capacitação deve ter seu olhar voltado para o desenvolvimento profissional e aprimoramento técnico do corpo de  servidores da Justiça. Ainda, deve estar atento à evolução do direito, bem como às necessidades de desenvolvimento de habilidades relacionadas ao trato interpessoal, o trabalho em grupo e o atendimento ao usuário de nossos serviços. Nesse sentido, a atuação do Setor de Capacitação é de suma importância como fonte qualificada de conhecimento para a formação de nossos servidores.

O Setor de Capacitação cumpre papel importante no sentido de municiar nossos servidores com as ferramentas necessárias para o bom desempenho de suas atribuições

A pandemia tem exigido uma série de adequações. Neste cenário, quais foram as principais ações realizadas para permitir aos servidores desenvolverem suas atividades remotamente?
Assumi a Coordenação da Capacitação recentemente, em julho de 2021, quando a pandemia já tem dado sinais claros de arrefecimento. Espero que possamos voltar logo às atividades presenciais Ainda assim, muitas das medidas adotadas durante a pandemia devem permanecer. Os cursos  via plataforma zoom têm se mostrado uma grande oportunidade de agregar servidores de diversas subseções do Estado em um ambiente de interatividade e troca de experiências, de forma otimizada, econômica e produtiva, devendo ser mantida.

Então acredita que o ensino a distância veio para ficar? Podemos dizer que os cursos oferecidos pela Seção vão seguir a tendência?
Posso afirmar que sim. O modelo de cursos a distância se mostrou uma valiosa e importante ferramenta de disseminação de conhecimento, por meio da qual temos a oportunidade de ouvir grandes referências em cada assunto tratado nos cursos, atingindo o maior número de servidores possível.  Pretendemos explorar todas as possibilidades do ensino a distância.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante a pandemia?
A capacitação teve um grande desafio de se adaptar a uma nova linguagem de comunicação,  a uma nova linguagem  de ensino. O ensino remoto, que se mostrava como uma tendência, tornou-se, de uma hora para outra, uma realidade necessária. Acredito que o setor de capacitação conseguiu realizar de forma rápida essa transição oferecendo diversos cursos durante a pandemia

O que a Seção planeja para o retorno gradual dos trabalhos presenciais? 
Nesse momento de transição, de volta gradual dos trabalhos presenciais, o Setor de Capacitação tem buscado executar os cursos já programados pela gestão anterior, bem como adotar iniciativas relacionadas ao desenvolvimento e fortalecimento de habilidades essenciais para o bom desempenho da atividade profissional, como é o caso do curso inteligência emocional ocorrido no último dia 25 de agosto. Além disso, o Setor de Capacitação quer ser legitimar como um grande repositório de conteúdo de qualidade voltado para a formação de nossos servidores. Queremos implantar uma plataforma ágil, de fácil acesso, atualizada, para que seja objeto de consulta sempre que necessário.