JFPR |

Especialização de Fiança, você sabe o que é?

27/11/2020 - 13h22
Atualizada em 27/11/2020 - 13h22
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nos anos 1800 eram comuns os Autos de Petição para Especialização de Fiança, em que um cidadão, designado para exercer cargos como Administrador de Registro, de Alfândega, Capatazias e Barreiras, ou Coletor de Rendas Provinciais ou da Fazenda Nacional (arrecadador de impostos), deveria apresentar bens em Juízo a fim de garantir que não houvesse nenhum tipo de malversação dos valores coletados.

A grande maioria destes processos no Paraná foi sentenciada pelo Juiz dos Feitos da Fazenda Provincial, Agostinho Ermelino de Leão (sim, o mesmo que dá nome a uma rua central de Curitiba!). Este magistrado é, inclusive, Patrono da Comarca de Curitiba. O juiz Ermelino de Leão foi substituído pelo Juiz Euzébio Silveira da Motta(outra rua da cidade?). O juiz Joaquim José Teixeira (sim, outra rua?) também atuou em vários destes processos.

A Sala da Memória da JFPR tem em seu acervo diversos processos deste tipo. Clique aqui para conhecer detalhes da Especialização de Fiança, tipo processual muito curioso, com características bem peculiares:  Momento Memória nº 1 - Especialização de Fiança