JFPR |

Hoje é Dia D - 11 de agosto, Dia do Advogado

11/08/2022 - 09h17
Atualizada em 11/08/2022 - 09h17
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

No dia 11 de agosto comemora-se o Dia do Advogado, data na qual, em 1827, foram criados, pelo imperador Dom Pedro I, os dois primeiros cursos jurídicos no Brasil - em São Paulo e em Olinda/PE. Nesta edição, você vai conhecer o número destes profissionais no Brasil, sua distribuição por Estado e descobrir também que atualmente há mais advogadas que advogados no país.

Também vamos conhecer alguns personagens advogados do mestre Machado de Assis, além de relembrar os 140 anos da morte de Luiz Gama. Em 1872, Gama foi vitorioso em uma ação para libertar 217 escravos junto ao Supremo
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, então última instância do Poder Judiciário do Brasil Imperial. Em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil o reconheceu como advogado, corrigindo uma injustiça cometida ao recusar, no passado, a inscrição do jovem negro.

Esta edição também nos traz a impressionante história de Esperança Garcia, que recebeu o título simbólico de primeira mulher advogada do Estado do Piauí. Esperança era escrava e havia sido separada dos filhos e do marido. Com o intuito de ser resgatada e encontrá-los novamente, denunciou as situações de violência que sofria ao Governo da Província do Piauí por meio de uma carta, considerada uma verdadeira petição.

Um tour virtual pelo Museu Histórico da OAB e uma dica de filme completam esta edição!

Você já sabe que é só clicar aqui: 11 de agosto, Dia do Advogado