JFPR |

Hoje é Dia D - 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

19/11/2021 - 15h01
Atualizada em 19/11/2021 - 15h01
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra remete ao dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto, em 1695, aos 40 anos de idade.

A data é, portanto, fruto da reivindicação de valorização de um símbolo histórico nacional, Zumbi, mas também serve a profundas reflexões sobre a discriminação e o racismo estrutural enfrentados pela população negra no Brasil e no mundo, que ainda hoje dificultam ou mesmo impedem o acesso a trabalho, estudo e renda de forma ampla e sem barreiras.

Esta Edição do Hoje é Dia D aborda a contribuição decisiva da cultura negra para a formação da identidade do Brasil. De procedências tão diversas da África, os povos negros que aqui chegaram, trazidos pela hediondez da escravidão, e mantidos sob tortura e sofrimento, contribuíram fortemente para a riqueza de nossa cultura, para a diversidade de nosso povo! As línguas, as religiões, as músicas e danças, a culinária - muitos são os legados dos povos negros que aqui chegaram, aqui permaneceram e aqui nos enriquecem!

Vamos ler? Basta clicar aqui: 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra