MOMENTO MEMÓRIA

Hoje é Dia D – 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

7 de setembro de 2021 - 13:04
Este navegador não suporta o leitor de texto.
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

O 7 de setembro é um dia importante para a História brasileira. A memória coletiva consolidou essa data como o dia em que Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil de Portugal, passando a ser um país autônomo e não mais colônia daquela nação europeia, fixando um verdadeiro marco de fundação de nosso país.

Mas nesta Edição do “Hoje é Dia D” não queremos nenhuma aula enfadonha de História, nenhum conceito do qual já estamos “carecas de saber”!

Vamos descobrir, por exemplo, que quem assinou a declaração de independência do Brasil, na verdade, foi a Princesa Leopoldina, que viria a ser nossa primeira imperatriz. Sim, ela estava no cargo de “regente interina”, uma vez que Dom Pedro I estava em viagem a São Paulo, de onde, às margens do riacho Ipiranga, leu a declaração e a carta da esposa, desembainhou a espada e bradou “Independência ou morte!”

E o que aconteceu depois desta frase lapidar? Normalmente nosso conhecimento da declaração de independência termina aí. Mas houve o processo de aclamação e a cerimônia de coroação do novo Imperador. E você sabia que Dom Pedro I realizou uma verdadeira campanha de “marketing” para divulgar a nova condição do Brasil e popularizar-se como primeiro Imperador do país? Mandou imprimir sua imagem em canecas e calendários para distribuição em todo o reino! E manteve a tradição do “beija-mão”, um horário marcado semanalmente para receber cortesãos para justamente…beijarem-lhe as mãos!

Os motivos pelos quais os monarcas têm nomes tão longos, por que o Brasil nunca teve um Rei, mas apenas Imperadores, detalhes das biografias de Dom Pedro I, da Imperatriz Leopoldina e da mais famosa “amiga” do Imperador, a Marquesa de Santos, também estão nesta Edição, bem como a História de nosso Hino da Independência!

Vamos nessa? É só clicar aqui: 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil.

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook JFPR no Twitter JFPR no Flicker  JFPR no Youtube

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br