Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

Inovação

INOVAÇÃO NOS CONTRATOS – INICIANDO O VISUAL LAW NA JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ

5 de outubro de 2021 - 16:52
Este navegador não suporta o leitor de texto.
Imagem do modelo antigo de contrato, ao lado de imagem do novo padrão montado pelo LINC
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

Desde sua criação, o Laboratório de Inovação e Criatividade (LINC) da JFPR vem se debruçando sobre várias demandas para modernizar e simplificar o trabalho de servidores e usuários da Justiça Federal. Uma delas partiu da Seção de Planejamento e Gestão em relação aos contratos celebrados entre a instituição e seus fornecedores de bens e serviços. Identificou-se que os contratos, na forma como atualmente se apresentam, possuem linguagem complexa, o que dificulta suas compreensões. Em razão disso, foi solicitada a intervenção do LINC para auxiliar na elaboração de novo modelo de carta contrato baseado na utilização dos conceitos do visual law,  do design thinking e da linguagem simples. Em pouco tempo já foi proposto e aprovado um novo padrão, mais simples e lógico, que facilitará sobremaneira a leitura e compreensão dos seus termos, e que será gradualmente implementado a partir de agora na SJPR. Nas palavras de Rodrigo de Souza Loro, Supervisor da Seção de Contratos da JFPR “O produto obtido por esse projeto ficou excelente, e grande parte desse feito pode ser creditado aos esforços realizados pelo LINC. A forma de pensar e produzir, um pouco diversa do habitual dos servidores, se adequa perfeitamente com o objetivo final visado. Com o novo modelo o benefício será da Administração e dos fornecedores, que terão um instrumento de contrato que claramente informa e evita eventuais problemas de execução.”

O LINC

O Laboratório de Inovação e Criatividade foi instituído pela Direção do Foro em agosto de 2019. Visando inspirar magistrados e servidores – sendo, inclusive por eles composto –  a transformar o serviço público e estabelecer uma Justiça de alta performance, com respostas ágeis e eficientes, centrada no cidadão. O LINC busca conectar ideias e pessoas para facilitar a formação de redes para experimentação e prototipação de soluções inovadoras visando melhoria na entrega do valor público. Todo o trabalho é realizado de forma colaborativa e horizontalizada, a partir da perspectiva dos usuários, para encontrar soluções inovadoras para problemas reais.

O LINC da Justiça Federal do Paraná está vinculado à Seção de Inovação Institucional, coordenada pela juíza federal Giovanna Mayer, e diretamente subordinada à Direção do Foro da SJPR.

E já que estamos falando em design thinking, visual law e da importância da inovação, você sabia que a JFPR já realizou treinamentos em linguagem simples e direito visual? Quer assistir ou mesmo rever os conteúdos? Está fácil, assista alguns vídeos que selecionamos a seguir.

#partiuinovar!

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br