Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

Inspeção da Corregedoria Regional abre semana de atividades com a temática de “Saúde e Trabalho”

16 de maio de 2022 - 18:50
Este navegador não suporta o leitor de texto.
Inspeção da Corregedoria Regional
O corregedor regional, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, realizou a abertura da inspeção
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

Foram iniciadas na tarde de hoje (16/5) as atividades da Inspeção 2022, promovida pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região. O tema escolhido para a edição deste ano é “Saúde e Trabalho”. A cerimônia de abertura foi transmitida ao vivo de forma online pelo Youtube.

O evento contou com a participação do corregedor regional, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior. Em sua fala, ele destacou: “o nosso objetivo é abordar questões da saúde e do trabalho, fazer a semana ser voltada para esses dois eixos”.

O desembargador ressaltou que a ideia é fazer um balanço do trabalho remoto realizado durante os últimos anos de pandemia e projetar a retomada gradual das atividades presenciais que está ocorrendo. “Temos que analisar o que foi feito nesses dois anos e o que vai ser feito daqui para frente. Esse é o desafio que temos a enfrentar, aproveitar o presente para refletir sobre o passado e elaborar um futuro melhor para a Justiça Federal”, ele analisou.

Leal Júnior ainda apontou: “a inspeção é uma oportunidade para gente se encontrar, conversar, ouvir e ser ouvido. Nas correições que foram feitas, eu pude conhecer melhor os magistrados e servidores de vários locais da 4ª Região e tive a certeza que o nosso material humano é excelente”. Ele acrescentou que as atividades da inspeção estimulam o “sentimento de pertencimento e a encontrar caminhos como trabalhadores do Judiciário”.

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS), juiz Fábio Vitório Mattiello, também falou na abertura. Ele apontou que a semana da inspeção é um momento produtivo para “planejarmos a atuação da nossa instituição, mantendo o foco nas questões que envolvem um ambiente de trabalho saudável”.

Mattiello relembrou que esse ano os trabalhos de inspeção possuem um caráter especial, pois ocorrem em meio às comemorações da data dos 55 anos de reinstalação das Seções Judiciárias do RS, de SC e do PR.

Em seguida, a diretora do Foro da SJSC, juíza Érika Giovanini Reupke, destacou a importância significativa da primeira inspeção a ocorrer após o período do afastamento do trabalho presencial em função da pandemia. Ela salientou “o grande comprometimento de todos da 4ª Região que conseguiram manter de forma ininterrupta a prestação jurisdicional de qualidade durante esse tempo”.

“Não somos mais as mesmas pessoas de antes da pandemia, dessa forma, a volta ao trabalho presencial trata-se de um processo, que demanda readaptação e cuidados. Assim, que esse momento de reflexão da semana de inspeção sirva para construirmos juntos o retorno dos magistrados e servidores aos prédios da Justiça Federal”, observou Reupke.

Já o diretor do Foro da SJPR, juiz José Antonio Savaris, agradeceu o engajamento de todos que estão atuando na reabertura das atividades presenciais da Justiça. Ele ressaltou que a inspeção oportuniza a possibilidade de “realizarmos um diagnóstico de como está a gestão das nossas unidades, de como o trabalho está sendo feito, sempre com a orientação de que a saúde é um bem maior de todos nós a ser preservado”.

Savaris estava acompanhado da vice-diretora, a juíza Anne Karina Stipp Amador Costa. A magistrada avaliou a importância da temática escolhida para a edição de 2022, salientando a “necessidade fundamental de equilíbrio da saúde física e mental dos integrantes do Judiciário com as demandas de trabalho que envolve a prestação jurisdicional”.

Após a abertura, foi realizado o webinário “Cuidados com a saúde física e mental” pelos médicos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Daniel Chaves Vieira, e da SJPR, Paulo Henrique Farias Lobo. Eles apresentaram alguns temas relevantes envolvendo saúde, com destaque para a prevenção por meio da realização de exames periódicos e do acompanhamento de questões psicológicas para garantir uma boa qualidade de vida.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TRF4.

O diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antonio Savaris, e a vice-diretora, juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br