A Justiça Federal autorizou operação policial para combater crimes ambientais ocorridos na região metropolitana de Curitiba. A operação, realizada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (30), é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A autorização é do juízo da 23ª Vara Federal de Curitiba, unidade competente para os julgamentos dos crimes ambientais na subseção judiciária de Curitiba e Paranaguá.
Foram apontados indícios de que estaria havendo lavra mineral ilegal na região metropolitana da capital do Paraná por empresas mineradoras, que ainda não teriam obtido licença de operação ou que teriam requerimentos de lavra ainda pendentes de decisão.
A PF cumpriu 6 mandados de busca e apreensão em Rio Branco do Sul e Bocaiúva do Sul, visando sensibilizar a população sobre a importância da proteção ao meio ambiente e o combate à poluição em todas as suas formas. Os mandados foram cumpridos em áreas poligonais de lavra irregular com o objetivo de reprimir possíveis delitos de extração ilegal de minérios e contra o meio ambiente.
A exploração de bens minerais da União sem a devida autorização ou em desacordo com as obrigações impostas pode ensejar a prisão em flagrante delito, multa, além de medidas administrativas como a paralisação da atividade e ações civis de ressarcimento por prejuízos causados.
Com informações da Polícia Federal.