JFPR |

JF de Guarapuava fecha convênio com Centro Universitário para zerar fila de perícias

18/01/2021 - 13h05
Atualizada em 18/01/2021 - 13h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Para agilizar as perícias que estão paradas em Guarapuava, a Justiça Federal fechou acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário Campo Real da cidade. A ideia é a utilização de consultórios médicos ociosos do Centro Universitário para que a JF do Paraná realize as perícias médicas. O convênio será utilizado pela primeira vez nos dias 21 e 22 de janeiro. 

Ao todo, são 1400 perícias em ações previdenciárias que tramitam na 2ª Vara Federal de Guarapuava que estão atrasadas, dificultando a vida de quem precisa da concessão de benefícios previdenciários por incapacidade ou assistenciais. O agendamento das perícias é de responsabilidade da Justiça Federal e vai obedecer aos dias e horários disponibilizados pela universidade. 

"Estamos com 260 perícias agendadas (ortopedista, clínico geral, médico do trabalho e algumas com psiquiatra) agora no início o volume maior será com a especialidade de ortopedia, em função da disponibilidade dos peritos", explica a juíza federal Marta Ribeiro Pacheco, Diretora do Foro da Subseção Judiciária de Guarapuava. 

Segundo Marta Pacheco, a ideia de procurar um local externo surgiu em meio  à grave crise de pandemia Covid-19. "Inicialmente procuramos local em outros órgãos públicos. Mas logo veio a ideia de procurar a faculdade e utilizar parte da estrutura do Curso de Medicina", complementa. "Logo, os peritos irão iniciar os trabalhos e a ideia é manter aproximadamente 200 perícias/mês. Ou seja, queremos zerar o volume no segundo semestre de 2021". 

O convênio prevê que os peritos médicos devem observar o uso de Equipamentos de Proteção Individual adequados ao procedimento médico que realizarão, seguindo os protocolos das autoridades de vigilância sanitária. Deverão permitir a entrada de um acompanhante somente quando se tratar de idosos, pessoas com dificuldades motoras ou absoluta impossibilidade da presença desacompanhada. "Vamos iniciar as perícias com todas as medidas de segurança necessárias para resguardar a saúde de todos os cidadãos", finaliza a Diretora do Foro de Guarapuava.