MEMÓRIA

JFPR institui Comissão de Gestão da Memória Institucional

28 de setembro de 2020 - 19:05

Foi publicada no dia 25 de setembro a Portaria nº 1.028, da Direção do Foro da Justiça Federal do Paraná (JFPR), instituindo a Comissão de Gestão da Memória Institucional (COGEM/JFPR). A Portaria atende aos comandos das Resoluções 316 e 324, do Conselho Nacional de Justiça, que têm por objetivo fomentar as atividades de preservação, pesquisa e divulgação da História do Poder Judiciário e das informações de caráter histórico contidas nos acervos judiciais e administrativos.

De acordo com o Juiz Federal Rodrigo Kravetz, Diretor do Foro da JFPR, uma das missões iniciais da Comissão será um grande trabalho destinado a reunir material que conte a História da Instituição no Estado. “Temos uma imensa riqueza ainda guardada em armários e gavetas. Precisamos trazê-la ao conhecimento da sociedade. É importante organizar este material de forma a mostrar a realidade de cada etapa histórica vivida pela Instituição”.

A Comissão da JFPR será coordenada pelo Juiz Federal Marcelo Malucelli, que também reforça a importância do trabalho a ser desenvolvido. “Resgatar todo este material e contar a História da JFPR, de suas Subseções, seus Magistrados e Servidores, sobretudo dos pioneiros – estes são os objetivos gerais da Comissão. Porém, este trabalho só será possível com a colaboração de todos, principalmente dos Núcleos e Seções de Apoio Judiciário e Administrativo que, nas Subseções do interior, normalmente guardam fotos e vídeos de acontecimentos marcantes do local”, pontua.

Um dos projetos já iniciados pela Comissão é o “Linha do Tempo”, que será uma página da internet com a reunião da História da JF paranaense. A intenção é que lá estejam presentes os fatos históricos de cada Subseção – inaugurações, posses, etc, – mas também depoimentos dos primeiros juízes e servidores, que contarão os desafios e dificuldades dos primeiros tempos, mas também as alegrias, conquistas e fatos pitorescos. O site do “Linha do Tempo” também conterá um link para o projeto “Memória Online”, em desenvolvimento pelo Núcleo de Documentação. O “Memória Online” expõe resumos e imagens na íntegra de mapas e processos judiciais da JFPR que tramitaram no período de 1891 a 1937.

“Todos estão convidados a participar, enviando fotos, vídeos, recortes de jornal, enfim, qualquer material que possa contar nossa História enquanto Instituição”, reforça a servidora Márcia Collin, Diretora do Núcleo de Gestão Funcional e também membro da Comissão.

E, então, tem algum material ou informação que possa contar alguma história da JFPR? Mande para nós!

Informações pelo fone (41) 3210-1554 ou pelo email: salamemoria@jfpr.jus.br

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook JFPR no Twitter JFPR no Flicker  JFPR no Youtube

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br