Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

INSTITUCIONAL

JFPR participará do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

10 de maio de 2022 - 14:10
Este navegador não suporta o leitor de texto.
Banner que marca o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

A Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná (JFPR) participa, a partir desta terça-feira (10/5), do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento, que tem como tema “História, Memória e Patrimônios”, segue até a sexta-feira (13/5), e será realizado na Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em Recife. O Juiz Federal Rony Ferreira, da 2ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, e a servidora Dulcinéia Tridapalli, da Seção de Memória Institucional, participam do evento representando a JFPR.

Na programação do II Encontro serão abordados eixos como Gestão de Memória, Conservação Preventiva e Preservação Digital, História Institucional e Patrimônio Cultural, Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos. Para cada um dos eixos haverá uma palestra e várias oficinas, com a participação de cinco palestrantes e 21 expositores.

O intuito do evento também é construir redes de comunicação entre os órgãos, promover o intercâmbio de experiências e de boas práticas, e ainda fomentar a implantação de sistemas e a colaboração mútua, com a finalidade de preservar e dar acesso ao público e aos pesquisadores ao patrimônio histórico e documental da Justiça.

Na sexta-feira, 13/05, o evento será encerrado com a premiação dos melhores projetos em Memória do Poder Judiciário nacional, inscritos no “I Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário”, instituído pela Resolução CNJ 429/2021. Dividido em sete categorias: I – Prêmio Especial (Portal de Memória); II- Difusão cultural e direitos humanos; III – Trabalho acadêmico ou científico; IV – Patrimônio Cultural Arquitetônico; V – Patrimônio Cultural Arquivístico; VI – Patrimônio Cultural Bibliográfico; e VII – Patrimônio Cultural Museológico, o certame recebeu 107 inscrições.

A JFPR conta com uma Comissão de Gestão de Memória, instituída pela Portaria nº 1.028/2020, cujo Coordenador é o Juiz Federal Marcelo Malucelli, e com a Seção de Memória Institucional, criada pela Resolução TRF4 41/2020, vinculada ao Núcleo de Documentação e Memória. O Portal da Memória da JFPR contém centenas de documentos, fotos e vídeos que contam a História da Instituição e pode ser acessado na página do Órgão, no endereço: https://memoria.jfpr.jus.br/

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br