ELEIÇÕES 2020

Justiça Federal participa de projeto de checagem de informações sobre processo eleitoral

24 de julho de 2020 - 15:02
Justiça Federal participa de projeto de checagem de informações sobre processo eleitoral

A Justiça Federal do Paraná é parceira do Projeto Gralha Confere, idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) para checagem de informações duvidosas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral nas Eleições 2020. 

Durante o período eleitoral, informações e checagens produzidas pelo TRE/PR veiculados na Central de Combate à Desinformação Gralha Confere serão reproduzidas no site oficial da Justiça Federal do Paraná e nas mídias sociais oficiais da instituição. 

As dúvidas sobre notícias suspeitas serão enviadas pelos eleitores para que se possa aumentar o potencial informativo em âmbito regional. O conteúdo produzido pelo “Projeto Gralha Confere” será fundamentado no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só serão realizadas checagens de notícias referentes à segurança do voto eletrônico e ao processo eleitoral.

Entenda mais do Gralha Confere 

O Gralha Confere é um projeto oficial da Justiça Eleitoral paranaense. As checagens, restritas a conteúdos relacionados ao processo eleitoral, à segurança do voto eletrônico e à legitimidade da Justiça Eleitoral, baseiam-se em dados oficiais. 

O objetivo é aumentar o potencial informativo do processo eleitoral em âmbito regional, subsidiar a cobertura jornalística das Eleições, esclarecer os eleitores e manter a integridade do pleito, por meio de métodos internacionais de fact-checking, ou seja, checagem jornalística. Assim, o TRE-PR pretende minimizar a esfera de influência da desinformação no Paraná.

As dúvidas sobre notícias suspeitas são enviadas pelos eleitores pelo aplicativo de mensagens no número (41) 98700-5100. 

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook JFPR no Twitter JFPR no Flicker  JFPR no Youtube

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br