Memória

Memória da JFPR é publicada na internet da Instituição

1 de junho de 2021 - 16:58

A Comissão de Gestão da Memória Institucional da JFPR, instituída pela Portaria nº 1.028/2020, da Direção do Foro, publicou ontem, 31 de maio, com o auxílio do Núcleo de Tecnologia da Informação, conteúdo referente à História e à Memória da Justiça Federal do Paraná. Todos os materiais referentes ao assunto agora estão reunidos na página da internet da Instituição, no menu “Portal da Memória”. O destaque, porém, é o item “Memória Institucional”, que reúne fotografias, vídeos, depoimentos, História das Subseções, e documentos, como atas de inaugurações e notícias antigas. “Temos uma imensa riqueza histórica e cultural, que precisamos trazer ao conhecimento da sociedade. É importante organizar este material de forma a mostrar a realidade de cada etapa histórica vivida pela Instituição”, explica o Juiz Federal Rodrigo Kravetz, Diretor do Foro da JFPR, que instituiu a Comissão. O trabalho ganhou ainda mais impulso com a criação, em outubro de 2020, da Seção de Memória Institucional, pela Resolução TRF4 nº 41.

De acordo com o Juiz Federal Marcelo Malucelli, Coordenador da Comissão, “a SJPR, instalada em 1967, tem uma longa história de 54 anos. Infelizmente, muitos dos protagonistas não estão mais conosco. Assim, como forma de prestigiar as pessoas e preservar as histórias é que se idealizou o registro formal dos acontecimentos. Fotos, narrativas e outras contribuições podem eternizar o quanto já se passou na instituição”.

A prioridade foi resgatar o material histórico físico, que poderia se deteriorar mais facilmente. Assim, fotografias e atas foram digitalizadas e estão eternizadas nas imagens da internet. O Portal da Memória está no menu principal da página da JFPR e reúne a Memória Institucional, link para os processos históricos já digitalizados do período de 1891 a 1937, o tour virtual para a Sala da Memória em Curitiba, e link para as edições das revistas “Hoje é Dia D” e “Momento Memória”.

O espaço estará permanentemente em construção, com o acréscimo de novas fotos, depoimentos e vídeos, já em formatos mais “modernos e tecnológicos”. O contato com a Comissão, para envio de material (fotos, notícias, documentos, etc) e avaliação para aproveitamento no site, para sugestões e comentários pode ser feito pelo fone (41) 3210-1554 ou pelo email memoria@jfpr.jus.br

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook JFPR no Twitter JFPR no Flicker  JFPR no Youtube

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br