Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

Momento Memória: A História do Processo – do bico de pena ao eproc, o primeiro sistema eletrônico da Justiça Federal brasileira!

19 de outubro de 2021 - 18:55
Este navegador não suporta o leitor de texto.
Momento Memória: A História do Processo – do bico de pena ao eproc, o primeiro sistema eletrônico da Justiça Federal brasileira!
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

Para muitos servidores e estagiários de Direito da Justiça Federal, mais recentemente admitidos nos quadros, o andamento processual na JFPR sempre foi via processo eletrônico… mas será que sempre foi assim?

Nesta edição do Momento Memória vamos descobrir como eram os processos no início de nossa Instituição, em 1891, passando pelas décadas de 1920, 1930…1960, 1990, 2000… até chegar ao eproc que temos hoje. Perceberemos o quanto o desenvolvimento da informática impactou o processo judicial e o quanto o próprio processo exigiu novas ferramentas e equipamentos para melhor cumprir sua finalidade de fazer Justiça!

Você sabe como funcionava o primeiro computador da História? Como era feita a pesquisa de legislação e jurisprudência sem internet? Sabia que o telex é considerado hoje o “whatsapp” dos anos 1960? Já ouviu falar em mumps, sipro, siapro, rede renpac? E quem foram os servidores da Informática que, junto aos Juízes Coordenadores, desenvolveram o eproc na Justiça Federal da 4ª Região? Sabia que o Juizado Especial Federal de Londrina foi o primeiro em todo o Brasil a receber, em 2003, um sistema eletrônico de produção e andamento processual?

Pois vamos juntos responder tudo isso! É só clicar aqui e começar a viagem: Momento Memória: A História do Processo – do bico de pena ao eproc, o primeiro sistema eletrônico da Justiça Federal brasileira!

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br