JFPR |

Momento Memória - O Poder Judiciário e os conflitos por terras no Paraná

19/04/2021 - 13h43
Atualizada em 19/04/2021 - 13h43
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Momento Memória deste mês de abril foi inspirado no Dia do Índio, tradicionalmente comemorado em 19 de abril, por força do Decreto nº 5.540/1943, e no livro vencedor dos prêmios literários LeYa (2018), Oceanos (2020) e Jabuti (2020), "Torto Arado", de autoria do geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA, Itamar Vieira Júnior.


A ficção traz, em seu pano de fundo, semelhanças com os Autos da Ação de Manutenção de Posse nº 116, de 1931, que faz parte do acervo de Processos Históricos da Justiça Federal do Paraná, disponível no Memória Online. Nesta edição, trataremos desta Ação, seus personagens, tramas, e desfechos judiciais no decorrer da história, também abordando a presença dos Índios Kaingang no Paraná.


Finalizamos com a importante Ação de defesa do território quilombola na cidade de Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, proposta pela Associação Quilombola Pró- Reintegração Invernada Paiol de Telha-Fundão, cujo título de domínio das terras foi reconhecido pela 11ª Vara Federal de Curitiba, especializada em conflitos agrários e temas ambientais.

Clique aqui e boa leitura: Momento Memória - O Poder Judiciário e os conflitos por terras no Paraná