Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

ENCONTRO

Reunião com diretores discute orçamento para 2022 e retomada do trabalho presencial

26 de novembro de 2021 - 18:18
Este navegador não suporta o leitor de texto.
Grupo de magistrados em reunião de trabalho.
JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

Os diretores do Foro das Subseções Judiciárias do Paraná se reuniram – de forma híbrida (presencial e virtual) – nesta sexta-feira (26) para discutir o orçamento de 2022, procedimentos restaurativos, redimensionamento de espaços físicos da Justiça Federal, trabalho presencial, Governança Patrimonial, acessibilidade, entre outros assuntos. A reunião de trabalho aconteceu na sede Cabral da SJPR em Curitiba, e contou com a participação do presidente do TRF4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira. 

O encontro foi promovido pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal José Antonio Savaris, e pela vice-diretora do Foro, Anne Karina Stipp Amador Costa, que aproveitaram o momento para um feedback dos assuntos tratados na primeira reunião realizada em julho. 

O presidente do TRF4 abriu o encontro agradecendo a todos e enaltecendo o excelente trabalho realizado pela JF4R que, mesmo com determinação de fechamento dos prédios em decorrência da pandemia, apresentou bons resultados. Ricardo Teixeira do Valle Pereira falou sobre a retomada total dos trabalhos. “Vamos pensar com muita seriedade a retomada total. Os atendimentos remotos estão dando certo, por isso essa nova forma de prestação de serviço certamente vai continuar. Repensar os espaços, o Juízo 100% Digital, tudo isso deve ser avaliado, sempre ouvindo todos os envolvidos no processo”. 

José Antonio Savaris aproveitou o assunto teletrabalho e abordou a questão do uso mais racional e eficiente dos espaços ocupados por todas as Subseções. Outro ponto foi o orçamento da Justiça Federal do Paraná para 2022, deixando em aberto a discussão para ouvir os participantes. O momento serviu também para uma avaliação do ano de 2021, do processo de retomada e seus desafios e projetos futuros. 

Continuidade do trabalho

Na parte da tarde, a vice-diretora do Foro, Anne Karina Stipp Amador Costa, abriu os trabalhos. A magistrada abordou a questão da Justiça Restaurativa. “Muitas relações e vínculos de equipe ficaram fragilizados durante a pandemia. Por mais que a reunião por Zoom possa suprir algumas necessidades, o contato pessoal vai se perdendo com o tempo”, ressaltando a importância do trabalho que pode ser empregado com os colegas da JF. 

Na sequência, o corregedor regional do TRF4, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior, reiterou a necessidade de se manter os prédios abertos, mas ponderando que somente com o mapeamento dos problemas para identificar situações é que se terá condições para tomar decisões. “Quando a pandemia acabar totalmente, vamos voltar. Vamos dar bastante tempo para todos os magistrados e servidores se acomodarem e se prepararem para o retorno”. O plano de Correição para 2022/2023 também foi abordado.

O comitê de Governança Patrimonial também entrou na pauta. Presidido pela juíza federal Gisele Lemke, que falou sobre os bens que estão armazenados e que precisam de avaliação quanto ao seu uso. “A ideia é ver tudo o que tem em estoque, para depois entender quem tem interesse nesses materiais. Descartar o necessário e destinar para outro órgão público o que puder ser aproveitado”. 

Resultado

“Esta é a primeira reunião de diretores de Foro da qual participo de forma presencial. A presença do Presidente do TRF4, dos colegas Savaris, Anne Karinne e Gisele da capital, juntamente com outros colegas do interior do Estado, é sinal de que os nossos gestores estão atentos e firmes no propósito do retorno dos trabalhos no modo presencial para o próximo ano. Fomos informados sobre questões administrativas, orçamentárias e do setor de TI. O resultado foi excelente”, ressaltou a diretora do Foro da Subseção de Guarapuava, Marta Pacheco

O presidente do TRF4, reiterou que experiências como essas sempre são  positivas. “Importante para conhecer os problemas, ver as necessidades e poder assim desenvolver um planejamento adequado. A presença física e a escuta ativa são importantes, e acredito que na presidência não pode ser diferente, precisamos comparecer e conversar para se construir algo melhor”. 

“Nessa linha de diálogo, aproveitei para encontrar o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior. A classe política representa todos nós, por isso é importante esta boa relação interinstitucional. Doutor Savaris participou do encontro e sua presença foi bastante importante, porque ele é o representante do TRF4 aqui no Paraná”. 

Participaram da reunião presencialmente as (os) diretoras (es) das Subseções Judiciárias de Cascavel, Suane Oliveira; Francisco Beltrão, Christiaan Kroll; Guarapuava, Marta Pacheco; Pitanga, Fernando Pacheco; Ponta Grossa, Antônio Bochenek; e União da Vitória, Graziela Soares e de forma virtual, por meio do aplicativo ZOOM, o diretor do Foro da Subseção de Campo Mourão, José Carlos Fabri; de Guaíra, Gustavo Cignachi; Jacarezinho, Rogério Cachichi; Londrina, Gilson Inácio; Maringá, Anderson Furlan; Paranaguá, Alexandre Gauté; Paranavaí, Adriano Pinheiro; Toledo, Wesley Collyer e Umuarama, Daniel Spegiorin. Representando a Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu, o vice-diretor Matheus Gaspar e, por motivo de férias, a Subseção de Apucarana foi representada pelo juiz federal Roberto Santos, assim como Rafael Webber, em Pato Branco e Leandro Prado em Telêmaco Borba.

O presidente do TRF4 marcou presença
Houve participação de magistrados de forma virtual
Assuntos como Justiça Restaurativa e Governança Patrimonial foram debatidos

Tópicos relacionados

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br