JFPR |

SJPR vai ganhar Centro de Justiça Restaurativa

12/08/2021 - 18h23
Atualizada em 12/08/2021 - 18h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A juíza federal Carolina Lebbos se reuniu hoje (12), com a vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa, para analisar possíveis espaços para a instalação do Centro de Justiça Restaurativa (CEJURE). O encontro dá o pontapé inicial para as atividades de implantação da Justiça Restaurativa no Paraná. Participaram também da reunião a diretora Administrativa, Daniela Hideko Ynoue, a servidora Paula Cristina Piazera Nascimento, da 12ª Vara Federal de Curitiba e Helio Fernando Costa Renou, diretor do NAO. 

Carolina Lebbos será a coordenadora do Centro, que será vinculado à Direção do Foro da SJPR. A ideia do CEJURE é buscar a conscientização das pessoas sobre os fatores que levam a violência e quais as suas consequências. De acordo com a juíza, a criação do Centro atende à necessidade de cumprimento da Política Nacional de Justiça Restaurativa, exigida pelo CNJ. "O que estamos fazendo é um avanço que vem atender às demandas relacionadas à solução de conflitos de potencial ofensivo". 

A aplicabilidade da Justiça Restaurativa será em processos e procedimentos de natureza penal e civil, bem como em procedimentos administrativos e demandas internas, especialmente na área de gestão de pessoas. "Inicialmente estamos preparando o espaço físico e o próximo passo será a capacitação das pessoas que irão trabalhar com esse novo modelo de prestação jurisdicional, que visa uma abordagem sistêmica e transdisciplinar", explicou Anne Karina.