Via Legal: excesso de peso reduz vida útil de rodovias

15 de setembro de 2011 - 13:36
O Via Legal dessa semana mostra como o excesso de cargas reduz a vida útil das rodovias brasileiras. Apesar da fiscalização, muitas empresas insistem em colocar na estrada veículos com peso superior ao permitido por lei. Viviane Rosa repercute a decisão que puniu uma concessionária da Petrobrás. Em um ano, foram mais de 40 autos de infração. Especialistas confirmam que dependendo da quantidade a mais de carga transportada pelos caminhões, a durabilidade do asfalto pode ser reduzida pela metade.

Quatro anos se passaram, mas para os parentes das quase 200 vítimas, a dor ainda é intensa. A reação de algumas famílias à decisão da Justiça Federal de processar possíveis responsáveis pelo acidente com o avião da TAM em São Paulo é outro assunto abordado nessa edição. As causas da tragédia ainda não foram totalmente esclarecidas, o que obriga milhares de pessoas a viver em busca de respostas. Erica Resende mostra como estão as investigações e a esperança de quem acredita que a apuração do caso pode evitar novos acidentes.

Direto de João Pessoa, na Paraíba, Juliano Domingues traz as dificuldades enfrentadas por quem escolhe ser cliente de mais de uma operadora de celular. A intenção é economizar mas, quase sempre, o resultado é dor de cabeça e prejuízos. A situação é tão grave no Estado que chegou à Justiça Federal. A ordem é para que as empresas cumpram o Código de Defesa do Consumidor e sejam transparentes na hora de atrair os clientes.

Ainda sobre telefonia, Denise Moraes repercute a decisão que promete trazer de volta as antigas listas de papel. Com os avanços tecnológicos, as empresas simplesmente deixaram de imprimir o material com o argumento de que as informações podem ser conseguidas por telefone ou mesmo pela internet. Para a Justiça, no entanto, é preciso garantir o acesso ao consumidor que prefere fazer as consultas de forma tradicional.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
19 de setembro – segunda-feira 21h30
17 de setembro – sábado 08h30
(Brasília – canal 02)
18 de setembro – domingo 6h

* Acompanhe as notícias da JFPR também pelo Twitter: https://twitter.com/JFPR_oficial

Outras notícias

Todas as notícias
JFPR no Facebook JFPR no Twitter JFPR no Flicker  JFPR no Youtube

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br