Ouvidoria

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Olá, tudo bem?

Bem-vindo, bem-vinda à Ouvidoria da JFPR!

Aqui (neste ambiente virtual) contamos o que nós fazemos e como podemos ajudar na busca por informações. Para falar conosco é só preencher o nosso formulário.

Também podemos nos comunicar por e-mail, por telefone ou mesmo por correio tradicional. Você escolhe!

Se quiser também contribuir conosco, temos interesse de saber o que você pensa sobre o Poder Judiciário, de saber quais são as suas críticas e as suas sugestões para a melhoria dos serviços que prestamos. Nós queremos te escutar!

E aí, vamos conversar?

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: estamos a postos para lhe atender das 11h às 19h, de segunda à sexta-feira.

Nossa equipe é composta por 1 Juiz(a) Ouvidor(a) e 1 servidor(a), e estamos prontos a atender de maneira cordial e assertiva os nossos jurisdicionados.

MISSÃO

  • Aproximar o cidadão da Justiça Federal, facilitando a comunicação e o acesso à Justiça.
  • Contribuir para a maior eficiência e efetividade da atuação do Poder Judiciário Federal, acolhendo os cidadãos usuários e suas manifestações.
  • Promover a cultura de pacificação e a harmonização das relações interpessoais e interinstitucionais.

VALORES

Nosso trabalho é pautado pela transparência, eficiência, harmonia e acolhimento.

logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça

Olá!
Você sabe o que é e para que serve a Ouvidoria?


A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Federal do Paraná! Se alguém precisa apresentar alguma reclamação, pedir informações, solicitar providências, ou quiser propor sugestões, expressar elogios e encaminhar denúncias, é só entrar em contato conosco.

Recebemos as manifestações, analisamos cada uma com muito cuidado e, conforme o caso, prestamos as devidas orientações ou encaminhamos para a unidade responsável que vai tratar do assunto.

Todos os contatos contribuem para ajudar a JFPR a melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados, pois são indicativos de como a população percebe e avalia nosso trabalho.

Sendo assim, a Ouvidoria, produzindo melhorias nos serviços, também auxilia na efetivação de direitos, fortalecimento da cidadania e promoção de uma justiça digna e eficiente.

Você pode preencher o formulário, registrando sua manifestação, reclamação, requerendo informações, solicitando providências, propondo sugestões, expressando elogios ou denunciando irregularidades. Ou, também, pode utilizar o atendimento por correspondência, por telefone ou por e-mail.

A manifestação pode conter mais de uma demanda, porém cada tema será tratado separadamente.

Os relatos recebidos na Ouvidoria serão analisados e respondidos individualmente, com exceção dos anônimos, que serão imediatamente descartados.

ATRIBUIÇÕES (O QUE PODE)

  • Receber as manifestações e prestar esclarecimentos sobre atos, programas, projetos, contratos e convênios da JFPR, com discrição e transparência em todas as comunicações;
  • Encaminhar denúncias de irregularidades praticadas por autoridade judiciária, servidor e serventuário da justiça ao órgão competente para apurar os fatos;
  • Solicitar aos órgãos e aos setores administrativos da JFPR esclarecimentos sobre reclamação apresentada, informação requerida e providência solicitada relativas a processo judicial ou a procedimento administrativo;
  • Recomendar à autoridade competente a adoção de medidas para equacionar as circunstâncias que motivaram as reclamações e as críticas e comunicar aos demandantes os resultados das diligências;
  • Sugerir aos órgãos e aos setores administrativos da JFPR a adoção de medidas para aperfeiçoar as suas atividades desenvolvidas pela instituição, a partir da análise do conjunto de demandas registradas;
  • Informar à autoridade competente todo e qualquer indício de irregularidade constatado durante a realização de diligências;
  • Apresentar e dar publicidade aos dados estatísticos relativos às demandas recebidas, às providências adotadas e às demais atividades desempenhadas, assim como divulgar as atividades desenvolvidas;
  • Enviar ao Presidente do Tribunal de Justiça, anualmente, relatório das atividades desenvolvidas;
  • Atender e orientar o público sobre acesso a informações;
  • Protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações e, sempre que o possível, o pedido deverá ser atendido de modo imediato; e
  • Encaminhar o pedido à unidade responsável pela produção ou custódia da informação, quando não for possível atender imediatamente.

LIMITAÇÕES (O QUE NÃO PODE)

A Ouvidoria possui limitações, que a impede de receber:

  • Manifestação anônima;
  • Notícias de fatos criminosos, tendo em vista as competências institucionais do Ministério Público e das polícias, conforme disposto nos artigos 129, I, e 144 da Constituição Federal;
  • Pedidos referentes a outros órgãos públicos e privados; e
  • Dúvidas sobre matéria processual
  • Pedido de informação: 5 (cinco) dias úteis para a resposta.
  • Reclamação: 10 (dez) dias úteis para a resposta.
  • Sugestão e elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 2 (dois) dias úteis, encaminhando à unidade interessada.

Canais de contato

No ano de 2020 a JFPR recebeu  989 manifestações dos usuários, sendo 413 pedidos de informação, 396 reclamações, 15 sugestões e 41 pedidos de acesso à informação pública, dentre outros tipos de ocorrências. O auxílio emergencial foi um dos assuntos principais, e também as dúvidas sobre o pagamento de precatórios e rpv´s ; as reclamações foram, em geral, sobre demora na confecção de sentenças, despachos e decisões, seja de 1º ou 2º grau.

O seu contato é muito importante para nós! Por isso, disponibilizamos diversos canais de atendimento, para que você escolha o que mais combina com sua necessidade.

Para atendimento online, é só preencher o formulário.


Caso você queira nos mandar uma carta, pode enviá-la para Av. Anita Garibaldi, 888, – CEP 80540-901, bairro Cabral, Curitiba/PR.


Se quiser nos mandar um e-mail (correio eletrônico), é só escrever para ouvidoria@jfpr.jus.br.


Também podermos lhe atender pelo telefone (41) 3210-1413 ou 0800-6432004.


Não encontrou a informação que precisava na página da Ouvidoria? Talvez você esteja procurando outro serviço como:









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