Ouvidoria
Olá, tudo bem?
Bem-vindo, bem-vinda à Ouvidoria da JFPR!
Aqui (neste ambiente virtual) contamos o que nós fazemos e como podemos ajudar na busca por informações. Para falar conosco é só preencher o nosso formulário.
Também podemos nos comunicar por e-mail, por telefone ou mesmo por correio tradicional. Você escolhe!
Se quiser também contribuir conosco, temos interesse de saber o que você pensa sobre o Poder Judiciário, de saber quais são as suas críticas e as suas sugestões para a melhoria dos serviços que prestamos. Nós queremos te escutar!
E aí, vamos conversar?
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: estamos a postos para lhe atender das 11h às 19h, de segunda à sexta-feira.
Nossa equipe é composta por 1 Juiz(a) Ouvidor(a) e 1 servidor(a), e estamos prontos a atender de maneira cordial e assertiva os nossos jurisdicionados.
MISSÃO
- Aproximar o cidadão da Justiça Federal, facilitando a comunicação e o acesso à Justiça.
- Contribuir para a maior eficiência e efetividade da atuação do Poder Judiciário Federal, acolhendo os cidadãos usuários e suas manifestações.
- Promover a cultura de pacificação e a harmonização das relações interpessoais e interinstitucionais.
VALORES
Nosso trabalho é pautado pela transparência, eficiência, harmonia e acolhimento.

Olá!
Você sabe o que é e para que serve a Ouvidoria?
A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Federal do Paraná! Se alguém precisa apresentar alguma reclamação, pedir informações, solicitar providências, ou quiser propor sugestões, expressar elogios e encaminhar denúncias, é só entrar em contato conosco.
Recebemos as manifestações, analisamos cada uma com muito cuidado e, conforme o caso, prestamos as devidas orientações ou encaminhamos para a unidade responsável que vai tratar do assunto.
Todos os contatos contribuem para ajudar a JFPR a melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados, pois são indicativos de como a população percebe e avalia nosso trabalho.
Sendo assim, a Ouvidoria, produzindo melhorias nos serviços, também auxilia na efetivação de direitos, fortalecimento da cidadania e promoção de uma justiça digna e eficiente.

Você pode preencher o formulário, registrando sua manifestação, reclamação, requerendo informações, solicitando providências, propondo sugestões, expressando elogios ou denunciando irregularidades. Ou, também, pode utilizar o atendimento por correspondência, por telefone ou por e-mail.
A manifestação pode conter mais de uma demanda, porém cada tema será tratado separadamente.
Os relatos recebidos na Ouvidoria serão analisados e respondidos individualmente, com exceção dos anônimos, que serão imediatamente descartados.
ATRIBUIÇÕES (O QUE PODE)
- Receber as manifestações e prestar esclarecimentos sobre atos, programas, projetos, contratos e convênios da JFPR, com discrição e transparência em todas as comunicações;
- Encaminhar denúncias de irregularidades praticadas por autoridade judiciária, servidor e serventuário da justiça ao órgão competente para apurar os fatos;
- Solicitar aos órgãos e aos setores administrativos da JFPR esclarecimentos sobre reclamação apresentada, informação requerida e providência solicitada relativas a processo judicial ou a procedimento administrativo;
- Recomendar à autoridade competente a adoção de medidas para equacionar as circunstâncias que motivaram as reclamações e as críticas e comunicar aos demandantes os resultados das diligências;
- Sugerir aos órgãos e aos setores administrativos da JFPR a adoção de medidas para aperfeiçoar as suas atividades desenvolvidas pela instituição, a partir da análise do conjunto de demandas registradas;
- Informar à autoridade competente todo e qualquer indício de irregularidade constatado durante a realização de diligências;
- Apresentar e dar publicidade aos dados estatísticos relativos às demandas recebidas, às providências adotadas e às demais atividades desempenhadas, assim como divulgar as atividades desenvolvidas;
- Enviar ao Presidente do Tribunal de Justiça, anualmente, relatório das atividades desenvolvidas;
- Atender e orientar o público sobre acesso a informações;
- Protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações e, sempre que o possível, o pedido deverá ser atendido de modo imediato; e
- Encaminhar o pedido à unidade responsável pela produção ou custódia da informação, quando não for possível atender imediatamente.
LIMITAÇÕES (O QUE NÃO PODE)
A Ouvidoria possui limitações, que a impede de receber:
- Manifestação anônima;
- Notícias de fatos criminosos, tendo em vista as competências institucionais do Ministério Público e das polícias, conforme disposto nos artigos 129, I, e 144 da Constituição Federal;
- Pedidos referentes a outros órgãos públicos e privados; e
- Dúvidas sobre matéria processual

- Pedido de informação: 5 (cinco) dias úteis para a resposta.
- Reclamação: 10 (dez) dias úteis para a resposta.
- Sugestão e elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 2 (dois) dias úteis, encaminhando à unidade interessada.

No ano de 2020 a JFPR recebeu 989 manifestações dos usuários, sendo 413 pedidos de informação, 396 reclamações, 15 sugestões e 41 pedidos de acesso à informação pública, dentre outros tipos de ocorrências. O auxílio emergencial foi um dos assuntos principais, e também as dúvidas sobre o pagamento de precatórios e rpv´s ; as reclamações foram, em geral, sobre demora na confecção de sentenças, despachos e decisões, seja de 1º ou 2º grau.
O seu contato é muito importante para nós! Por isso, disponibilizamos diversos canais de atendimento, para que você escolha o que mais combina com sua necessidade.

Para atendimento online, é só preencher o formulário.

Caso você queira nos mandar uma carta, pode enviá-la para Av. Anita Garibaldi, 888, – CEP 80540-901, bairro Cabral, Curitiba/PR.

Se quiser nos mandar um e-mail (correio eletrônico), é só escrever para ouvidoria@jfpr.jus.br.

Também podermos lhe atender pelo telefone (41) 3210-1413 ou 0800-6432004.
Não encontrou a informação que precisava na página da Ouvidoria? Talvez você esteja procurando outro serviço como:
- Certidão
Atendimento: 13h às 19h (dias úteis)
Contato: (41) 3210-1521
Acesse a página Certidão.
- Distribuidor
Contato: (41) 3210-1521
E-mail: distribuicao@jfpr.jus.br
- Eproc
E-mail: eproc@jfpr.jus.br
Contato: (41) 3210-1523 Enviar Mensagem para 4132101523
- Leilões Judiciais
Acesse a página Leilões Judiciais.
- Financeiro (apenas questões administrativas)
Contato: (41) 3210-1590
E-mail: financeiro@jfpr.jus.br
- Audiências
Acesse a página Audiências.
- Perícias
Atendimento: 08h às 15h (dias úteis)
Contato: (41) 3321-6440
E-mail: periciasprev@jfpr.jus.br
- Ajuizamento de Ação Sem Advogado
Acesse a página Ajuizamento de Ação Sem Advogado.
- Conciliação
Competência Cível
Atendimento: 13h às 18h (dias úteis)
E-mail: cejuscon@jfpr.jus.br
Contato: (41) 3321-6442 /
(41) 3321-6443 Enviar Mensagem para 4133216443
Competência Previdenciária
Atendimento: 08h às 15h (dias úteis)
E-mail: periciasprev@jfpr.jus.br
Contato: (41) 3321-6440 Enviar Mensagem para 4133216440