Este Portal utiliza a tecnologia de cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Para maiores informações, acesse nossa página de Política de Privacidade.

Ouvidoria

JFPR no Facebook
JFPR no Twitter
JFPR no Whats

Olá, tudo bem?

Bem-vindo, bem-vinda à Ouvidoria da JFPR!

Aqui (neste ambiente virtual) contamos o que nós fazemos e como podemos ajudar na busca por informações. Para falar conosco é só preencher o nosso formulário.

Também podemos nos comunicar por e-mail, por telefone ou mesmo por correio tradicional. Você escolhe!

Se quiser também contribuir conosco, temos interesse de saber o que você pensa sobre o Poder Judiciário, de saber quais são as suas críticas e as suas sugestões para a melhoria dos serviços que prestamos. Nós queremos te escutar!

E aí, vamos conversar?

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: estamos a postos para lhe atender das 11h às 19h, de segunda à sexta-feira.

Nossa equipe é composta por 1 Juiz(a) Ouvidor(a) e 1 servidor(a), e estamos prontos a atender de maneira cordial e assertiva os nossos jurisdicionados.

MISSÃO

  • Aproximar o cidadão da Justiça Federal, facilitando a comunicação e o acesso à Justiça.
  • Contribuir para a maior eficiência e efetividade da atuação do Poder Judiciário Federal, acolhendo os cidadãos usuários e suas manifestações.
  • Promover a cultura de pacificação e a harmonização das relações interpessoais e interinstitucionais.

VALORES

Nosso trabalho é pautado pela transparência, eficiência, harmonia e acolhimento.

logo com dois ícones de usuários, estando um com um balão de diálogo e outro com uma lâmpada sobre a cabeça

Olá!
Você sabe o que é e para que serve a Ouvidoria?


A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Federal do Paraná! Se alguém precisa apresentar alguma reclamação, pedir informações, solicitar providências, ou quiser propor sugestões, expressar elogios e encaminhar denúncias, é só entrar em contato conosco.

Recebemos as manifestações, analisamos cada uma com muito cuidado e, conforme o caso, prestamos as devidas orientações ou encaminhamos para a unidade responsável que vai tratar do assunto.

Todos os contatos contribuem para ajudar a JFPR a melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados, pois são indicativos de como a população percebe e avalia nosso trabalho.

Sendo assim, a Ouvidoria, produzindo melhorias nos serviços, também auxilia na efetivação de direitos, fortalecimento da cidadania e promoção de uma justiça digna e eficiente.

Você pode preencher o formulário, registrando sua manifestação, reclamação, requerendo informações, solicitando providências, propondo sugestões, expressando elogios ou denunciando irregularidades. Ou, também, pode utilizar o atendimento por correspondência, por telefone ou por e-mail.

A manifestação pode conter mais de uma demanda, porém cada tema será tratado separadamente.

Os relatos recebidos na Ouvidoria serão analisados e respondidos individualmente, com exceção dos anônimos, que serão imediatamente descartados.

ATRIBUIÇÕES (O QUE PODE)

  • Receber as manifestações e prestar esclarecimentos sobre atos, programas, projetos, contratos e convênios da JFPR, com discrição e transparência em todas as comunicações;
  • Encaminhar denúncias de irregularidades praticadas por autoridade judiciária, servidor e serventuário da justiça ao órgão competente para apurar os fatos;
  • Solicitar aos órgãos e aos setores administrativos da JFPR esclarecimentos sobre reclamação apresentada, informação requerida e providência solicitada relativas a processo judicial ou a procedimento administrativo;
  • Recomendar à autoridade competente a adoção de medidas para equacionar as circunstâncias que motivaram as reclamações e as críticas e comunicar aos demandantes os resultados das diligências;
  • Sugerir aos órgãos e aos setores administrativos da JFPR a adoção de medidas para aperfeiçoar as suas atividades desenvolvidas pela instituição, a partir da análise do conjunto de demandas registradas;
  • Informar à autoridade competente todo e qualquer indício de irregularidade constatado durante a realização de diligências;
  • Apresentar e dar publicidade aos dados estatísticos relativos às demandas recebidas, às providências adotadas e às demais atividades desempenhadas, assim como divulgar as atividades desenvolvidas;
  • Enviar ao Presidente do Tribunal de Justiça, anualmente, relatório das atividades desenvolvidas;
  • Atender e orientar o público sobre acesso a informações;
  • Protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações e, sempre que o possível, o pedido deverá ser atendido de modo imediato; e
  • Encaminhar o pedido à unidade responsável pela produção ou custódia da informação, quando não for possível atender imediatamente.

LIMITAÇÕES (O QUE NÃO PODE)

A Ouvidoria possui limitações, que a impede de receber:

  • Manifestação anônima;
  • Notícias de fatos criminosos, tendo em vista as competências institucionais do Ministério Público e das polícias, conforme disposto nos artigos 129, I, e 144 da Constituição Federal;
  • Pedidos referentes a outros órgãos públicos e privados; e
  • Dúvidas sobre matéria processual
  • Pedido de informação: 5 (cinco) dias úteis para a resposta.
  • Reclamação: 10 (dez) dias úteis para a resposta.
  • Sugestão e elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente, em até 2 (dois) dias úteis, encaminhando à unidade interessada.

Canais de contato

No ano de 2020 a JFPR recebeu  989 manifestações dos usuários, sendo 413 pedidos de informação, 396 reclamações, 15 sugestões e 41 pedidos de acesso à informação pública, dentre outros tipos de ocorrências. O auxílio emergencial foi um dos assuntos principais, e também as dúvidas sobre o pagamento de precatórios e rpv´s ; as reclamações foram, em geral, sobre demora na confecção de sentenças, despachos e decisões, seja de 1º ou 2º grau.

Clique aqui para ver as estatísticas de outros anos

O seu contato é muito importante para nós! Por isso, disponibilizamos diversos canais de atendimento, para que você escolha o que mais combina com sua necessidade.

Para atendimento online, é só preencher o formulário.


Caso você queira nos mandar uma carta, pode enviá-la para Av. Anita Garibaldi, 888, – CEP 80540-901, bairro Cabral, Curitiba/PR.


Se quiser nos mandar um e-mail (correio eletrônico), é só escrever para ouvidoria@jfpr.jus.br.


Também podermos lhe atender pelo telefone (41) 3210-1413 ou 0800-6432004.


Não encontrou a informação que precisava na página da Ouvidoria? Talvez você esteja procurando outro serviço como:









JFPR no Facebook (link externo) JFPR no Twitter (link externo) JFPR no Flicker (link externo)  JFPR no Youtube (link externo) JFPR no Instagram (link externo)

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www.jfpr.jus.br